Três Lagoas, assim como diversas cidades do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil, vem registrando aumento nos casos de acidentes com animais peçonhentos, principalmente com escorpiões. Por isso, preparemos esse material exatamente para orientar a população sobre como agir e a quem procurar caso encontre um desses animais ou se sofreu algum acidente.
De acordo com o setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2022 a Cidade de Três Lagoas registrou 311 acidentes com escorpiões e, até a primeira semana de abril de 2023 foram 140 casos registrados após a vítima procurar uma Unidade de Saúde. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por sua vez, recebeu 66 chamados em 2023 relacionados a acidentes e problemas com escorpiões e outros animais peçonhentos.
COMO AGIR
Tendo em vista esse aumento de casos, é importante enfatizar que se alguma pessoa encontrar um animal peçonhento em sua residência, essa deve se afastar lentamente para não o assustar, mas manter atenção onde ele está, com isso, entrar em contato com o CZZ ou o Corpo de Bombeiros solicitando ajuda.
COMO PEDIR AJUDA
Para falar com o CCZ basta ligar para (67) 3929-1803 ou, se preferir ir até a sede do serviço basta comparecer à Rua Egídio Thomé, 5.562 de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. Em alternativa a esse serviço, o cidadão pode falar diretamente com o Corpo de Bombeiros pelo 196, sendo que o atendimento é 24h.
O QUE SÃO ANIMAIS PEÇONHENTOS
Animais peçonhentos são todos aqueles que produzem substâncias tóxicas (veneno) e que conseguem inocular esse veneno em outros animais, inclusive no ser humano, para se defender ou para obter alimento. As espécies mais comuns, são: serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, arraias, entre outras.
No Brasil, registra-se muitos acidentes com esses animais, o que torna o assunto um tema de interesse da saúde pública, principalmente os acidentes com escorpiões.
COMO SE PROTEGER
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a primeira e mais eficaz forma de sem proteger contra animais peçonhentos é manter os ambientes sempre limpos, evitando acúmulo de lixo doméstico e material de construção. Além disso, o lixo deve ser acondicionado em sacos plásticos ou em outros recipientes que possam ser mantidos fechados. Depois, colocados para coleta pública.
Outra forma de manter sua casa segura, é não deixar que folhas secas fiquem acumuladas no quintal, além de evitar mato alto e manter a grama sempre aparada. Não jogar lixo em terrenos baldios é sempre uma das melhores formas de evitar o aparecimento de animais peçonhentos.
O combate a baratas e cupins também é uma forma de se prevenir contra esses animais, pois são esses insetos que servem de alimentos para eles. A vedação das soleiras de portas, ralos e outras aberturas na casa também colaboram nessa prevenção, afinal podem servir de entrada.
Criar o hábito de examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de utilizá-las e nunca colocar a mão em buracos e frestas, pois esses locais servem de abrigo. Além disso, é muito importante o uso de luvas para trabalhos rurais ou ao limpar o quintal de casa.
Para quem tem crianças em casa, principalmente, é importante afasta a cama ou berço da parede e evitar que a roupa de cama e mosquiteiros fiquem em contato com chão, pois isso pode servir de caminho para esses animais.
DICAS DE EMERGÊNCIA PARA QUEM SOFREU UM ACIDENTE COM ANIMAL PEÇONHENTO
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assim que o acidente ocorrer é importante que o local da picada seja lavado com água e sabão e nenhum produto seja colocado sobre o local.
Apesar de ser uma cultura muito comum, NÃO é recomendado amarrar o membro afetado e não se seve cortar ou furar o local da picada em NENHUMA hipótese. O acidentado deve ser mantido em repouso, de preferência deitado e deve evitar andar e correr.
Assim que ocorrer o acidente, o acidentado deve ser levado com urgência para um atendimento médico mais próximo e, se possível e seguro, levar o animal ou alguma forma que permita a identificação dele.
Importante destacar que o Ministério da Saúde disponibiliza soros específicos para acidentes com aranhas, serpentes e escorpiões, em Três Lagoas o Hospital Auxiliadora é o serviço em saúde referência para armazenamento de todos os tipos de soro, os quais são utilizados sempre que houver indicação médica.
SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EM CASO DE ACIDENTE COM ANIMAIS PEÇONHENTOS
CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES (CCZ)
Rua Egídio Thomé, 5.562 – Jupiá
(67) 3929-1803
Horário de Atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.
CORPO DE BOMBEIROS
Dique 193 | Plantão 24 horas
CENTRO INTEGRADO DE VIGILÂNCIA TOXICOLÓGICA DE MATO GROSSO DO SUL (CIVITOX – MS)
0800-722-6001 | Platão 24 horas
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas