Começou nesta quinta-feira (10) e vai até amanhã, sexta-feira (11), o 1º Workshop de Capacitação do novo Sistema Nacional ProConsumidor, em Três Lagoas. O evento é voltado para os PROCONs dos munícipios do Estado com objetivo de treinar e aperfeiçoar os conhecimentos do sistema ProConsumidor, uma ferramenta que vai colaborar com o trabalho nos órgãos e auxiliar os consumidores na defesa de seus direitos.
A finalidade é aprimorar e atualizar as equipes dos PROCON’s a respeito das recentes mudanças, para dar condições de excelência no atendimento aos consumidores que buscam o serviço.
Nesta manhã, aconteceu a cerimônia de abertura na Câmara Municipal, onde o superintendente do Procon Estadual, Rodrigo Vaz, destacou que o ProConsumidor é um sistema de apoio ao consumidor, por meio do qual é possível registrar reclamações, denúncias e consultar processos em andamento, trazendo melhorias também, ao atendimento realizado no PROCON e suas demandas.
O assessor especial do PROCON TL, Jurandir da Cunha Viana Junior – “Nuna” -, cumprimentou ao Superintendente e a todos os representantes dos municípios participantes do Workshop e fomentou que esta é uma excelente oportunidade de debater pontos importantes sobre atendimento e direitos do consumidor, tirar dúvidas sobre o Sistema e aproximar o Procon Estadual da realidade dos órgãos em cada cidade de Mato Grosso do Sul, além da troca de experiências.
Estão participando da capacitação representantes dos PROCON’s das cidades de Brasilândia, Costa Rica, Campo Grande, Dourados, Aparecida do Taboado, Maracaju, Rio Brilhante, Água Clara e Eldorado.
As palestras serão ministradas pelo defensor público Dr. Evandro César Casali; Dra. Norma Cristina Martins, do PROCON MS; pela coordenadora da Secretaria Nacional do Consumidor (SINDEC), Daniele Corrêa Cardoso; pela analista de sistema do SINDEC, Ana Paula Mesquita; pela advogada e coordenadora de apoio técnico, Camila dos Santos Oliveira.
PROCONSUMIDOR
A nova plataforma reunirá dados de todos os Procons do país, centralizando informações como: denúncias, reclamações e consultas em apenas um sistema, trazendo um grande diferencial em relação ao Sindec. Assim, as empresas poderão visualizar e responder demandas de todo o Brasil, por meio de um único cadastro. De acordo com o SENACON, a meta é que o sistema seja implantado em todos os órgãos de defesa do consumidor até 2023.
Da maneira como foi apresentado, o ProConsumidor será um importante meio de avanço nas demandas consumeristas, unindo todas as informações em um só lugar, podendo utilizar como alternativas a realização de audiências e acordos de forma totalmente online, auxiliando assim, principalmente as empresas que atuam a nível nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas