Opção de bate e volta para este fim de semana, a 9ª edição da Festa do Ovo começa na sexta-feira (23) e continua com programação durante o sábado (24). A apenas 31 quilômetros de Campo Grande, o tradicional evento de Terenos será retomado após dois anos de pandemia.
Maior produtora de ovos do Estado, Terenos comemora anualmente a festa com apresentações culturais, gincana infantil, gastronomia e shows musicais. Criada em 2008 para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil e os 49 anos da chegada dos japoneses à Colônia Jamic, a festa se tornou um evento especial tanto para os descendentes quanto para os moradores em geral.
Na sexta-feira, a festa irá começar oficialmente às 19h na Praça de Eventos, mas a partir das 18h o espaço gastronômico já estará em funcionamento. Reunindo pratos típicos da comida japonesa, como o sobá, e receitas à base de ovo, a praça de alimentação também irá contar com venda do produto que nomeia o evento.
Durante a noite, terá apresentação de Taiko com a Associação Nipo Brasileira de Campo Grande. Às 21h haverá dança típica com Stefani Pozza, moradora de Terenos. Já às 21h30min, a dupla Thaeme e Thiago sobe ao palco e encerra as atrações de sexta.
No dia seguinte, a festa é retomada com gincana infantil no Parque Isaac Cardoso Filho às 14h. De acordo com a organização da festa, a gincana é esperada tanto pelas crianças quanto pelos adultos, já que envolve brincadeiras típicas japonesas preparadas pela Colônia Jamic quanto dinâmicas que usam os ovos.
Até 2012, o evento contava com uma competição de quem conseguia comer mais ovos, mas devido à proibição de competições amadoras envolvendo ingestão de bebidas e alimentos em Mato Grosso do Sul, a disputa foi encerrada.
Seguindo com a programação, às 19h30min haverá apresentação cultural da Associação Nipo Brasileira e às 20h show de Alex e Yvan. Finalizando o evento, a dupla Breno Reis e Marco Viola leva sua música para Terenos.
Guardando na memória todas as edições da festa, a professora Aline Patrícia de Camargo, de 42 anos, conta que nunca deixou de participar do evento. Ela conta que está ansiosa para a retomada da festa e que, tendo nascido na cidade, tem a Festa do Ovo como orgulho.
“A festa é muito bonita porque tem desde atrações e apresentações japonesas até culinária e a gincana. A cidade fica movimentada e a gente se diverte demais. Antes tinha até a premiação para o maior comedor de ovo, mas como não pode mais ter, agora focamos em outras coisas também”, conta Aline.
Além de participar da festa, a professora explica que também se envolve na decoração do evento. E, para quem ainda não conhece a festa, ela conta que é uma boa opção para conhecer a união entre a colônia japonesa e a população geral da cidade.
Indo até Terenos
Para ir até Terenos, a dica é reunir a família e os amigos para seguir de carro ou moto durante cerca de 50 minutos. O tempo de viagem também pode ser maior ou menor dependendo do trânsito na BR-262, que liga os municípios.
Outra opção é ir de ônibus até Terenos durante o dia, já que pela noite não há disponibilidade de passagens. Cada passagem, com o Expresso Mato Grosso do Sul, custa R$ 11,45.
De acordo com o cronograma da empresa, há saídas da rodoviária de Campo Grande às 8h30min e às 13h30min. Já para o retorno, há ônibus saindo às 8h25min e às 18h15min. A previsão é de 1h15min de viagem.
Fonte: Portal 67