Análise para o ano de 2021
Transformação digital nas empresas: como encontrar novos caminhos para o seu Empresas de todo o mundo, de todos os setores e todos os tamanhos, passaram o último ano enfrentando desafios nunca vistos antes. Agora, a transformação digital não é mais um diferencial competitivo, é uma necessidade. E não só para grandes, como também para pequenas e médias empresas.
Em uma definição simples, a transformação digital está relacionada ao uso de tecnologias – como internet das coisas (IoT), conectividade, análise de Big Data, inteligência artificial ou cloud computing – em processos dentro de uma empresa.
Porém, apenas tecnologia não basta. E é aqui que começa um dos maiores desafios das empresas – já que, para um processo de transformação digital completo, é preciso ver a inovação como meio, não como fim. Antes de implementar novos processos e ferramentas, é preciso entender o por que ou quais são os resultados esperados.
Transformação digital também se relaciona com a transformação cultural dentro das empresas. Envolve educação a respeito de inovação, cultura ágil e mindset de crescimento:
- – Quem faz a transformação digital não são as tecnologias e ferramentas, mas, sim, as pessoas, os novos modelos mentais e a mudança de cultura.
- – Para fazer sentido, o processo de transformação digital deve resultar de uma decisão estratégica de negócio e estar relacionado diretamente aos objetivos macro da empresa.
- – O processo de transformação digital não é linear e padronizado. Ele depende da estratégia de negócio de cada empresa e de sua maturidade digital. Ou seja, não existe uma fórmula única para esta implementação.
Sendo assim,inovar em uma empresa é uma oportunidade completa de transformação dos negócios e de fazer as coisas de uma forma diferente, mais rápida, mais barata e com menos recursos.
E a transformação digital nunca foi tão necessária quanto em 2021.
Avançamos o equivalente a dois anos em apenas dois meses, como disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, sobre o último ano.
Neste momento, não importa o tamanho da empresa: ninguém pode prever e controlar o futuro. O cenário é de VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade), a tecnologia avança rumo à singularidade e o crescimento do mercado já não é mais linear, mas sim exponencial.
As empresas precisam continuar produzindo, vendendo e gerando lucros. Mas também, investir na transformação digital, cultural e na inovação para que possam continuar existindo e desenvolvendo o futuro do nosso país.
Em uma pesquisa realizada pela Mckinsey para entender o nível de maturidade digital das empresas no Brasil, descobrimos que:
- – As empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até 3 vezes maior que as demais empresas, – globalmente, os líderes digitais cresceram 5 vezes mais.
- – A pontuação de maturidade dos líderes digitais no Brasil está próxima à dos líderes globais.
- – Porém, há grande disparidade de maturidade entre as empresas líderes e as demais. Isso significa que existe muita oportunidade para empresas que realizam transformação digital no país.
“Para o futuro, precisamos aplicar a tecnologia e a transformação digital em todos os setores como elementos viabilizadores de inovação e de inclusão social e assegurar a segurança e a privacidade dos dados.” — Fonte: Relatório 2050 da Cebds
Transformação digital com scale-ups
Diante desse cenário, a união com o mundo das startups e scale-ups é o que as empresas precisam para incorporar a velocidade inerente ao ecossistema empreendedor e acelerar seu processo de transformação digital.
Por um lado, as startups e scale-ups podem ter seu crescimento significativamente acelerado pelo apoio das empresas que atuam como clientes, parceiros ou investidores, além de acelerarem seu crescimento com mais acesso a mercados e capital.
Do outro, a inovação aberta pode ajudar as empresas a encontrarem novas maneiras de resolver problemas complexos e, ao mesmo tempo, construir uma reputação positiva no ecossistema.
O relacionamento com scale-ups, diferente de outros players, pode gerar resultados inéditos para as empresas, uma vez que possuem modelo sólido e validado, soluções plug and play que escalam mais rápido, de acordo com a necessidade do cliente.
Aqui na Endeavor, entre 2019 e 2020, aceleramos 85 scale-ups com soluções para inovar dentro de diferentes segmentos que, inclusive, geraram mais e melhores negócios com nossas empresas parceiras. Além disso, 67% do nosso portfólio de empresas de Empreendedoras e Empreendedores Endeavorfazem a transformação digital de empresas de todo Brasil e pelo mundo.
Transformação digital em pequenas e médias empresas
De acordo com a Gartner, uma empresa de pequeno e médio porte – também conhecida como PME ou SMB – possui requisitos e desafios de tecnologias diferentes do que as grandes empresas por causa do seu tamanho.
Hoje, seus principais desafios são, de acordo com um estudo da Salesforce:
- – Manter o crescimento de receita
- – Atingir a expectativa do consumidor
- – Contratar e reter colaboradores
- – Estabelecer e manter processos
- – Escalar tecnologia
Diante desse cenário, as scale-ups podem ajudar as pequenas e médias empresas a solucionar as suas dores, continuar sua transformação digital e sua retomada pós pandemia.
Exemplos da nossa rede não faltam:
O olist ajuda quem quer vender a encontrar quem quer comprar. A scale-up faz isso através de uma ferramenta de empoderamento de lojistas que oferece serviços de e-commerce, aliando tecnologia e inteligência de mercado para aumentar as vendas.
O ContaAzul é um sistema de gestão online para micro e pequenas empresas. Com ele, empreendedoras e empreendedores controlam o financeiro, as vendas, o estoque e emitem nota fiscal eletrônica sem complicação.
A MarketUP é um sistema de gestão e vendas que desburocratiza processos e facilita a vida de empreendedoras e empreendedores à frente de PMEs.
A Mercafácil tem como missão potencializar a conversão de vendas no varejo a partir da melhor experiência de compra. Até hoje, já ajudaram mais de 1.400 varejistas a fazer a gestão de seus clientes.
Foi considerando esses grandes exemplos que lançamos o Programa Scale-Up Endeavor Soluções SMB. Ao conectar scale-ups com PMEs, temos a oportunidade de levar nosso país a um novo patamar de desenvolvimento, geração de empregos e inovação. Além disso, para grandes empresas que oferecem soluções para PMEs, se aproximar de scale-ups do setor também pode ser uma grande vantagem competitiva.
Transformação digital em grandes empresas
Assim como as pequenas e médias empresas, as grandes também precisam da transformação digital.
Muitas grandes empresas já começaram a trabalhar com inovação aberta internamente e já colhem resultados dessas parcerias. Agora, os desafios são cada vez mais complexos: M&A, Corporate Venture Capital, novos negócios e inovação de impacto.
A Eurofarma é um grande exemplo disso. Parceira da Endeavor desde 2018, a empresa patrocinou a edição de 2020 do Programa Scale-Up Endeavor B2B e um dos seus objetivos era facilitar a jornada de compra online do cliente final.
Durante o programa, executivas e executivos da Eurofarma fizeram um piloto com uma das scale-ups selecionadas, a Intellibrand, e em apenas 4 meses, sem nenhuma campanha de comunicação, o e-commerce teve 24.768 clicks.
“Trabalhar com empreendedoras e empreendedores é excelente. Conseguimos ver que, além da empolgação natural das áreas internas da Eurofarma por estarem participando de projetos dentro da companhia, sempre vem também um senso de urgência, criatividade e colaboração diferente do que vemos no dia a dia.” — Paulo Braga, head de Corporate Venture da Eurofarma
Além da Intellibrand, outras scale-ups da nossa rede estão contribuindo para a transformação digital nas empresas:
A Gupy é um HRTech especializada em recrutamento, seleção e admissão via inteligência artificial, people analytics e foco em experiência do usuário.
A Involves oferece um software de trade marketing para manter ponto de venda e back office em sintonia, gerenciando promotores, processos e estratégia.
A Tempest oferece produtos e serviços end-to-end de cibersegurança, que protege todas as vulnerabilidades de infraestrutura de uma companhia.
A Digibee é uma plataforma híbrida de integração de sistemas, que funciona como uma facilitadora e potencializadora de iniciativas de transformação digital, cuidando do processos de integração de ponta a ponta.
Para continuar apoiando scale-ups que aceleram a transformação digital das maiores empresas do Brasil, lançaremos, em breve, a edição 2021 do Programa Scale-Up Endeavor B2B Enterprise. Vamos conectar grandes empresas para gerarem mais e melhores negócios com scale-ups de segmentos diferentes: Automação e gestão de processos, Cyber Security, Financial Services, HR Techs e Legal Techs.
Empresas de todo o mundo estão construindo ecossistemas abertos e colaborativos em busca de inovação e crescimento. E nós acreditamos que as scale-ups são elementos chaves da construção desses ecossistemas do futuro.
Fonte: endeavor.org.br