Organização Não Governamental (ONG) é destinada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com materiais em mãos, o grupo procura por dentistas voluntários.
Projeto ‘Dentistas do Bem’ cuida dos sorrisos de crianças carentes — Foto: Reprodução EPTV
A Organização Não Governamental (ONG) “Dentistas do Bem” retornou a Campo Grande para resgatar o sorriso de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com materiais nas mãos, o grupo busca por profissionais voluntários.
🦷😬Quem são os Dentistas do Bem: Os “Dentistas do Bem” fazem parte da “Turma do Bem”, que é uma das maiores redes de voluntariado em odontologia do mundo. São mais de 18 mil dentistas associados e atuantes em 12 países.
Em 21 anos de existência, a ONG oferece tratamento odontológico gratuito e completo para crianças e adolescentes. Os voluntários são cirurgiões-dentistas que atendem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social entre 11 e 17 anos. Outro foco do grupo é o atendimento a mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social.
🧒🪥Onde os dentistas voluntários atuam: As crianças em situação de vulnerabilidade social são atendidas diretamente nos consultórios dos dentistas voluntários. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que é determinado por uma triagem realizada em escolas da rede pública ou em instituições sociais.
Em Campo Grande, no jardim Canguru, 30 crianças foram selecionadas para o atendimento odontológico. Além das idas aos consultórios, as pessoas assistidas recebem kits para higienização bucal.
Jovens e crianças com problemas bucais graves, os que possuem menores condições econômicas e os mais próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento, conforme detalha a ONG.
👦🧒Triagem levanta preocupação: Em Campo Grande, o grupo realizou triagem em três escolas municipais. O cenário encontrado pelos dentistas foi alarmante. Mais de 100 crianças e adolescentes foram selecionados para serem beneficiados pela Turma do Bem.
Os 100 selecionados se enquadram no parâmetro de grave situação bucal. Para a ONG, o número está acima da média, o que mostra que Campo Grande apresenta uma defasagem em saúde bucal para pessoas na faixa etária atendida pelo projeto.
😁😷Como ser um voluntário: Visto o número alto de pessoas selecionadas, o grupo afirma a necessidade de mais voluntários. Para se tornar um “Dentista do Bem”, o profissional pode clicar neste link e preencher o formulário de inscrição.
Após a inscrição, a ONG vai realizar contato com os selecionados. De acordo com a organização, os voluntários possuem benefícios e descontos exclusivos nas parceiras da organização.
Fonte: José Câmara, g1 MS