Bonito está entre os 51 destinos brasileiros escolhidos para expor seus atrativos na mais importante feira de viagens e turismos da Europa, a World Travel Market (WTM) em Londres, no Reino Unido, que teve início nesta segunda-feira (6).
O município participa como coexpositor, a convite do Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em parceria com o Sebrae e com apoio da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul).
O prefeito Josmail Rodrigues e a secretária de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur), Juliane Salvadori, estão representando o destino. O ministro do Turismo, Celso Sabino e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também participam do evento.
O prefeito bonitense agradeceu o convite da Embratur, bem como dos demais parceiros do evento e o apoio da Fundtur-MS. “Participar de um evento como este é uma oportunidade singular para Bonito. Poder apresentar os nossos atrativos naturais, nossas belezas, um pouco da nossa cultura, gastronomia, para o mercado europeu, que está hoje entre os maiores emissores de turistas do mundo é muito significativo
“Embora tenhamos visitantes desses países – acrescentou -, ainda podemos muito a expandir muito e nesse sentido, preciso agradecer em especial a Juliane Salvadori e toda a equipe da Sectur, que estão trabalhando arduamente para promover Bonito, tanto nos estados vizinhos, quanto no mercado internacional”.
Referência
A Embratur reuniu empresas aéreas, companhias de turismo, grupos de hotéis e agentes culturais para fechar negócios e apresentar os destinos nacionais de sol, praia, cultura, gastronomia e afroturismo para os turistas internacionais no inverno europeu.
Bonito será a referência quanto ao ecoturismo, uma vez que a cidade foi recentemente eleita, pela 17ª vez, como o melhor destino do brasileiro na categoria e também é o primeiro destino de ecoturismo do mundo a receber a certificação de Carbono Neutro.
A expectativa é que o encontro, que encerra no dia 8 de novembro, traga novas oportunidades de novos negócios para o turismo brasileiro. Outro importante foco é a reconstrução do relacionamento com o trade britânico. A Embratur está levando 51 expositores e vai apresentar o Brasil como um destino preocupado com a sustentabilidade, a inclusão, a democracia e a responsabilidade social. Em 2022, a WTM Londres reuniu cerca de 35 mil profissionais de 184 países.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que o Brasil está de portas abertas para o turista britânico. “Como destino, temos uma gama muito grande de possibilidades para os turistas, há sempre um destino ideal para cada perfil de turista. Hoje o Reino Unido está em 10° lugar entre os países que mais visitaram o Brasil de 2018 a 2023. Nossa expectativa é que a gente receba, esse ano, 120 mil turistas britânicos, 40% a mais que no ano passado”, destacou.
Brasil-Reino Unido
A Embratur vai anunciar, na feira, uma nova rota da companhia aérea inglesa Virgin Atlantic Airlines ligando a Grã Bretanha ao Brasil. Os voos diários vão começar em 13 de maio de 2024 e vão fazer o trajeto Heathrow (Londres)-Guarulhos (SP). A Virgin também firmará uma parceria com a Latam, para oferecer conexões de Guarulhos com cidades como Rio de Janeiro (RJ), Belho Horizonte (BH) e Salvador (BA).
Bonito, por sua vez, possui voos diretos pela Azul Linhas Áreas, a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, todas as segundas, quartas, sextas e domingos e pela Gol Linhas Áreas no trecho Congonhas/Bonito, com voos as quintas-feiras e domingo, sendo uma alternativa a mais para os visitantes internacionais, que podem desembarcar direto no Aeroporto Regional de Bonito.
Fonte: Portal 67