A alta cúpula do PSDB defendeu neste sábado (8) durante encontro nacional em Campo Grande (MS) o protagonismo nas eleições municipais do ano que vem, quando o partido pretende eleger o maior número de prefeitos e vereadores possível, não apenas em Mato Grosso do Sul, mas em todo o país.
O presidente da executiva nacional e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se reuniu pela manhã com as principais lideranças do partido no Estado, na sede do diretório regional, onde antecipou alguns pontos com vistas ao próximo pleito.
Durante o quarto encontro “Diálogos Tucanos”, Leite discutiu com as lideranças quais devem ser os planos do partido nas próximas eleições.
Ele ressaltou que o partido quer seguir no protagonismo da política, elegendo novos representantes nos municípios.
“Queremos mostrar que existe alternativa a polarização que se apresentou nas últimas eleições com equilíbrio, com sensatez, firmeza de convicções, e com respeito a quem pensa diferenças”, colocou.
Na ocasião, o presidente nacional do PSDB também confirmou o deputado federal “Beto Pereira” (PSDB), como pré-candidato à prefeitura de Campo Grande.
“Já temos prefeitos em praticamento metade do Estado e nós queremos alcançar a capital. O deputado Beto Pereira é a candidatura que está se apresentando, com a cara do que a gente quer para a politica”, comentou.
Beto Pereira preferiu não se colocar como pré-candidato à prefeitura de Campo Grande, mas confirmou que está disposto a contribuir, caso seja o “desejo da sociedade”. Vale ressaltar que a escolha do pré-candidato ainda depende do consenso de partidários, durante convenção.
Hegemônico no governo do Estado, o PSDB, inclusive, irá contratar pesquisas qualitativas e quantitativas para escolher o seu candidato à sucessão da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP).
Por enquanto, três nomes estão na lista para serem avaliados nas sondagens de opinião pública, o do próprio Reinaldo Azambuja, e os do deputado federal Beto Pereira e o do diretor-presidente da Agems (Agência de Regulação de MS), Carlos Alberto Assis.
ALIANÇAS
Durante o ato político, o governador Eduardo Riedel (PSDB) defendeu a composição de alianças na disputa pela prefeitura de Campo Grande e também no interior do Estado.
“Nós temos quatro grandes diretrizes que é um estado próspero, inclusivo, verde e digital. São eixos que norteiam praticamente áreas de atuação do governo. Nomes que estão alinhados com esse plano de governo, serão muito bem-vindo para ajudar”, disse Riedel, referindo a alianças na majoritária.
Da mesma forma, Reinaldo Azambuja ressaltou a necessidade de o partido articular a composição de coligações nas chapas de candidatos a prefeito.
“Não temos vedações do partido em fazer alianças com qualquer partido. Agora, o foco é o fortalecimento dessa discussão local e, principalmente, vislumbrar quais as bandeiras que nós vamos defender e projetar um futuro”, reiterou o líder tucano.
Encontros regionais
O “Diálogos Tucanos” nasce como uma estratégia para fortalecer pautas e construir novas ideias. O objetivo desses eventos será ouvir as particularidades de cada região, para que o partido construa respostas sobre suas novas perspectivas de maneira coletiva e orgânica.
Lideranças do partido serão ouvidas, ideias serão debatidas e informações regionais serão coletadas. E, ao final da rodada desses encontros pelo Brasil, o partido vai apresentar um seminário, com resultados consolidados de toda essa jornada.
Fonte: Conjuntura On-line