Caarapó, município a 278 quilômetros de Campo Grande, sedia nesta semana o XXI Encontro dos Procons Municipais de Mato Grosso do Sul – Sistema Estadual de Defesa do Consumidor de MS. O evento, nos dias 21 e 22 de junho, busca estabelecer um modelo de governança que fortaleça a atuação da rede de proteção e defesa do consumidor no Estado.
Programação, na sede do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), inclui análises e debates relacionados a desafios do sistema de atendimento utilizado pelos Procons, relações de consumo com microempreendedores, inovação na resolução de conflitos e gestão de processos, assim como os direitos dos consumidores quanto a segurança viária.
Evento é promovido em conjunto pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e a Prefeitura de Caarapó, pelo Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) e Procon Caarapó, com a certificação da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).
Nilza Emy Yamasaki, secretária-executiva do Procon/MS, destaca que o encontro foi formatado para fortalecer a atuação dos 43 Procons municipais, trazendo experiências inovadoras como a do Rio Grande do Sul, assim como incentivar que outras cidades também possam implementar o serviço de proteção e defesa do consumidor.
Palestrantes
Discussões técnicas tem confirmada a participação da titular da Sead, Patrícia Cozzolino, do diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) do Ministério da Justiça, Ricardo Blattes, assim como do diretor-executivo do Procon do Rio Grande do Sul, Rainer Grigolo, e do vice-presidente do Inprotran (Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança), Francisco Garonce.
Também participam do encontro representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, OAB-MS, Sebrae/MS, instituições de ensino, empresas de telefonia, saneamento básico e energia elétrica.
Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em: www.procon.ms.gov.br/encontrocaarapo.
Fonte: Kleber Clajus, Comunicação Procon-MS
Foto: Saul Schramm/Arquivo