O prefeito ouviu do presidente eleito do Paraguai que a pavimentação do segundo trecho da Rodovia Bioceânica (Ruta 15) será concluída em seu governo
Foi um encontro rápido, no último dia (27) da 4ª Exposição Pioneiros do Chaco, em Loma Plata (Alto Paraguai), mas o tempo suficiente para o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), ouvir do presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado) que a pavimentação do segundo trecho da Rodovia Bioceânica (Ruta 15) será concluída em seu governo. Cintra presenteou Peña com lembranças de Murtinho e desejou sucesso em sua gestão, que começa em 15 de agosto.
“Ficamos muito contentes com a palavra do novo presidente paraguaio, que não só garantiu a finalização do trecho da Rota Bioceânica em seu país, como assumiu em seu discurso o compromisso de desenvolver todo o Chaco Paraguaio”, disse o prefeito murtinhense. “Assim como Porto Murtinho, essa região do Paraguai está saindo do isolamento, vivemos um novo momento, somos o novo Canal do Panamá com a ligação do Atlântico com o Pacífico.”
Portal da Bioceânica
O Paraguai concluiu o primeiro trecho pavimentado do corredor Brasil-Chile (277 quilômetros entre Carmelo Peralta, na fronteira com Porto Murtinho, a Loma Plata) e já licitou o segundo, de 224 quilômetros, de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, na linha internacional com a Argentina. O país vizinho também assumiu, via Itaipu Binacional, a obra e está construindo a ponte de 1.300 metros sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta.
“A Rota Bioceânica está se tornando uma realidade com esses investimentos do Paraguai, hoje um dos países que mais se desenvolve na América do Sul, e estamos preparando a nossa Porto Murtinho para ser a porta de entrada e saída de cargas e de pessoas”, enfatizou Nelson Cintra, que tem a parceria do Sebrae e investimentos do município e do Governo do Estado para reestruturar a cidade. “Nossa região terá uma grande transformação, difícil até de mensurar.”
Painel de oportunidades
Nelson Cintra e o presidente eleito do Paraguai se encontraram em um dos pavilhões da Exposição Pioneiros do Chaco, onde Porto Murtinho, Bonito, Jardim e Bodoquena compartilharam um estande para divulgar seus atrativos turísticos. O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, também conversou com Peña e o convidou para visitar a Capital do Ecoturismo. Os dois foram fotografados ao lado das secretárias de Turismo de Bonito e Bodoquena, Juliane Salvadori e Fádua Fazzi.
Cintra e Josmail participaram ainda de um encontro com empresários e representantes das colônias dos menonitas, onde apresentaram as potencialidades de Porto Murtinho e Bonito, em especial seus atrativos turísticos. O evento contou com a presença do ministro de carreira do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, um dos mentores do audacioso projeto de integração latino-americana entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Fonte: Conjuntura On-line