A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta quinta-feira (30), no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), a terceira reunião do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti de 2023, que discutiu ações de mobilização e vigilância permanente com o objetivo de reduzir os casos da doença em Três Lagoas.
O encontro trouxe o panorama da situação epidemiológica da dengue no Brasil, Estado e em Três Lagoas e a atualização das ações desenvolvidas pela SMS, por meio dos setores de Promoção da Saúde, Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Vigilância Ambiental, Entomologia e Endemias.
Atualmente, o Município registra alta incidência de casos de dengue, é a cidade com maior número de óbitos no Estado, com 03 casos, e a segunda cidade com mais casos confirmados, contabilizando 1.147 positivos. Diante do quadro, a SMS ressaltou a relevância de conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
Durante sua fala, o coordenador do setor de Endemias, Alcides Ferreira explicou sobre o desabastecimento de inseticida no controle do Aedes aegypti na cidade, produto que é fornecido somente pelo Ministério da Saúde, sendo proibida a aquisição do Estado e Municípios devido aos controles técnicos necessários.
Outro alerta feito pelo coordenador é referente ao surto de casos de Chikungunya no Paraguai, que faz fronteira com o Estado, já foram confirmados 266 casos em MS, sendo 142 deles em Ponta Porã, divisa com o país. Três Lagoas não registrou nenhum caso positivo da doença até o momento.
A presidente do Comitê e coordenadora do setor de Entomologia, Georgia Medeiros destacou o aumento da participação da sociedade na reunião do dia 30, o que é fundamental para atingir a meta de combater o mosquito.
“Nas outras edições a maioria dos participantes eram servidores municipais, entretanto, quanto mais pessoas, empresas, entidades e órgãos puderam participar para realizar trabalhos de prevenção seja nas instituições, empresas e casas, teremos uma prevenção mais efetiva e só assim em conjunto, vamos conseguir diminuir os casos de dengue em Três Lagoas”, enfatizou Georgia.
PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
A Escola Estadual João Ponce de Arruda e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Bombeiros do Amanhã, apresentaram os trabalhos de prevenção realizados pelos alunos desses locais.
Participaram do debate, representando a Prefeitura além dos setores da SMS, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Defesa Civil, Aeroporto Municipal. E representando outras instituições e entidades Câmara Municipal, Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), Núcleo Regional de Saúde, Rotary Cidades das Águas, Lions Clube Três Lagoas, 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM), 3ª Bia AAAe do Exército, 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas (SINDIVAREJO), Suzano, Grupo Alvorada, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), União Três-lagoense de Associação de Moradores (UTAM), Grupo Assistencial Espírita – A Candeia e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas