Nomeada ministra, política de MS se licencia do Senado e suplente pode assumir em mandato tampão
Nomeada e empossada como ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), vai se licenciar do mandato de senadora, que termina no dia 1º de fevereiro deste ano. Conforme o Senado, o empresário Celso Dal Lago ou o ex-vice-governador Moacir Kohl podem ser convocados para assumir o cargo pelo período de 30 dias.
Simone foi empossada neste domingo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Ela vai se licenciar. Os trâmites ainda estão acontecendo. Ainda não sabemos se o suplente vai assumir”, informou a assessoria.
“Mas se for, é o 1o suplente”, destacou, confirmando a posse de Celso Dal Lago como senador da República. No entanto, como o Congresso Nacional está de recesso, a convocação do suplente ainda é uma incógnita. .
Simone foi candidata a presidente da República e obteve 4,9 milhões de votos, ficando 3º lugar.
OPERAÇÃO URAGANO
Liderança consolidada em Dourados, o segundo maior colégio eleitoral do Mato Grosso do Sul, Dal Lago foi escolhido em 2014 para ser o primeiro substituto de Tebet, mas quando registrou a candidatura
no TSE possuía complicações jurídicas.
Ele respondia a uma ação penal por corrupção ativa na Operação Uragano, uma das maiores ações da Polícia Federal no estado contra fraudes em licitações. Dois anos depois de vencer a eleição como suplente de Tebet, o empresário foi condenado, mas o caso acabou prescrevendo. Nesta situação, é atestado que o Estado brasileiro demorou para julgar o caso e não é possível mais aplicar sanções aos investigados. Com informações do portal O Jacaré e da Revista veja.
Fonte: Conjuntura On-line