Ranking diz ainda que o candidato Capitão Contar lidera o índice de rejeição
Passado o primeiro turno, o Capitão Contar lidera o índice de rejeição, quando o entrevistados mostra um disco para o entrevistado e pergunta: “em quem o S.r. (a) não votaria de jeito nenhum” 27,40% apontaram para o candidato do PRTB. Respondendo a mesma questão apenas 16,50% apontaram Eduardo Riedel
O candidato ao governo do Estado Eduardo Riedel (PSDB) ampliou a vantagem neste segundo turno sobre seu adversário o Capitão Contar (PRTB), na primeira pesquisa do Instituto Ranking Brasil (8), ele havia virado o jogo e estava 6% à frente, já nesta sexta-feira (14), ele consolida sua posição abrindo 7% de frente.
Desde meados de setembro que o tucano vem subindo nas pesquisas, e essa tendência se mantém. Muito por conta do apoio de mais de 70 prefeitos e 500 vereadores que somam em sua campanha. A experiência no Executivo também vem sendo bem demonstrada nesta jornada. Já Contar peca por não conhecimento prático de como administrar a máquina, e a suspeita que os apoios recebidos por ele neste segundo turno, dos derrotados nas urnas, seja o início do fatiamento do governo numa eventual vitória.
Na pesquisa espontânea, o ex-secretário do governo de Mato Grosso do Sul ampliou a vantagem e agora está com 7 pontos percentuais a mais que o Capitão aposentado. Riedel marca 40,20% contra 33,10% de Contar.
Na pesquisa estimulada a vantagem continua com Eduardo pontuando 45,80% das intenções de votos e Renan 40,10%. Quando os votos brancos, nulos, indecisos, não sabe ou não respondeu são excluídos, Riedel sobe para 53,30% contra 46,70% dos votos de Contar.
Contar continua sendo o mais rejeitado entre os eleitores de Mato Grosso do Sul, segundo a pesquisa realizada em 30 municípios. Neste levantamento de dados, 27,40% dos eleitores disseram não votar nele, contra 16,50% de seu oponente.
Espontânea
Quando as opções de nomes dos pré-candidatos ao governo não são apresentadas aos eleitores de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel sai na dianteira.
Eduardo Riedel (PSDB) – 40,20%
Capitão Contar (PRTB) – 33,10%
Outros – 0,30%
Branco/Nulo/Indeciso/Não sabe/Não respondeu – 26,40%
Estimulada
Quando as opções de nomes dos pré-candidatos ao governo são apresentadas aos eleitores de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel se sai melhor que o segundo colocado.
Eduardo Riedel (PSDB) – 45,80%
Capitão Contar (PRTB) – 40,10%
Branco/Nulo/Indeciso/Não sabe/Não respondeu – 14,10%
Fonte: Conjuntura On-line