FOTO RIO PARDO NEWS |
Temporal intenso acompanhado de rajadas de vento e queda de raio, principalmente na região centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul, devem ser registrados neste domingo (15) em todo o Estado. As chuvas são associadas a passagem da frente fria, que podem anteceder o frio esperado para os próximos dias, com mínima de 6°C.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o acumulado de chuvas que podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas. As regiões Norte e Leste do Estado podem ter mínima de 20°C e máxima de 28°C. Já no Sudeste a previsão é cair mais a temperatura, com mínima de 16°C e máxima de 22°C. A direção dos ventos seguem para o Sul do Estado ao longo do dia, o que vai impulsionar o ar frio sobre Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande a previsão é de mínima de 18°C e máxima de 22°C. Já em Corumbá, na região do Pantanal, a temperatura vai ser um pouco maior, com 19°C (mínima) e 24°C (máxima). Em Dourados ocorre o inverso com mínima de 16°C e máxima de 22°C. Para Três Lagoas a variação será menor, com 20°C (mínima) e 25°C (máxima).
No extremo-sul do Estado, em Sete Quedas, a mínima chega a 15°C, enquanto que a máxima fica em 20°C. A previsão é que na próxima semana chegue ao Estado uma nova frente fria, que vai derrubar as temperaturas em todas as regiões a partir de terça-feira (17), podendo a chegar a mínima de 6°C.
Também há possibilidade de geada na região Sul do Estado ao longo da semana. A atuação da massa de frio em Mato Grosso do Sul deve provocar temperaturas mínimas por até dez dias, depois da chegada da frente fria.
Frente fria
A mudança brusca na temperatura deve ocorrer em algumas cidades no sábado (14), mas com maior probabilidade no domingo (15), pois as chuvas devem ocorrer de forma generalizada no Estado. À medida que a intensa massa de ar frio avança pelo Estado as temperaturas vão diminuindo gradativamente e na segunda-feira (16) a previsão indica queda das temperaturas na região sul/sudoeste.
Entretanto, é na próxima terça-feira (17) e quinta-feira (19) que as temperaturas irão cair drasticamente, as mínimas ficam por volta dos 6° a 8°C, principalmente na região sudoeste do MS. No restante do Estado, nas regiões central e sul-pantaneira as temperaturas mínimas ficam entre 8 a 12ºC. Já na região leste, valores variam de 8 a 14ºC e na região norte temperaturas mínimas entre 10 a 18ºC.
Fonte: Karina Campos/Midiamax