Três mulheres entre 48 e 52 anos foram as campeãs do 1º Campeonato de Pesca Esportiva de Águas do Miranda, distrito de Bonito, disputado no sábado (14). A equipe fisgou o maior exemplar de espécie nobre de peixe, um jaú, superando um dia difícil de pescaria devido às mudanças climáticas na região, culminando com uma chuva no período da tarde.
O torneio foi promovido pela prefeitura de Bonito, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur/MS), e contou com a participação de 45 equipes e 120 pescadores, a maioria do Estado. A realização do evento integra o plano municipal de desenvolvimento do turismo no distrito para tornar a pesca esportiva novo produto de Bonito.
“Não foi fácil ganhar esse festival porque a água estava fria e o peixe não come, mas a gente teve paciência e esperou esse jau”, diz Andréia Cristina Souza, 50, integrante da equipe campeã. Ela trabalha como piloteira em um atrativo do distrito e pesca há 20 anos.
Pesca em família
Suas companheiras – Silvia Aparecida Lourenço, 48, e Maria Aparecida Souza, 52 – também conhecem as águas do Rio Miranda como poucos. Elas integram famílias de pioneiros na região, vindos do Paraná. Maria Aparecia (Cida) viveu na barranca do rio, vendeu peixe na beira da MS-345 (antiga Estrada do 21) e tornou-se empresária em hotelaria e gastronomia.
“Nosso objetivo era fisgar um dourado, mas a queda da temperatura e depois a chuva limitaram a pescaria. Mas foi divertido e ganhar esse festival foi bom demais”, conta ela, que guarda como troféu na parede de seu restaurante uma foto com um pacu de 16,5 quilos capturado com anzol de galho no Miranda, há uma década.
Para o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, o festival foi um sucesso: “estamos iniciando um projeto de fomento ao turismo no distrito, focando na pesca em família, criando mais um bom produto com a facilidade de acesso pela MS-345, cujo asfaltamento é nossa gratidão ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel”, disse.Sorteio de prêmios
A premiação da prova adulta foi realizada na noite de sábado, no centro do distrito, com a presença do prefeito e da secretaria municipal de Turismo, Juliane Salvadori. Na sequência, a comunidade e os turistas assistiram ao show do grupo Tradição.
Na oportunidade, foram sorteados os prêmios especiais: o barco de seis metros ficou com a equipe formada por João Batista da Silva Roberto Benites e Arcanjo Junior de Campo Grande. O motor 15 HP ficou para a equipe formada pelo casal Wagner Souza Lima e Elaine lima, de Águas do Miranda. Neste domingo, foi realizada a prova infanto-juvenil – idade entre 5 e 16 anos de idade.
Neste domingo (15), o campeonato infantil, realizado na barranca do Rio Miranda, reuniu um grande número de crianças e jovens de 5 a 16 anos de idade, encerrando o grande evento em Águas do Miranda. O pequeno pescador Isaac Emmanuel Vilanova Colman fisgou um pacu, mas não foi o vencedor do torneio. No entanto, foi sorteado e ganhou o prêmio (um caiaque) patrocinado pela prefeitura de Bonito.
Fonte: Portal 67
Fotos: Chico Ribeiro