As reuniões e visitas tem por objetivo aprimorar a elaboração do Projeto de Lei que institui políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação no município de Três Lagoas

O Vereador Jorge Aparecido Queiroz (PSDB), popular Jorginho do Gás, vem elaborando desde o mês de outubro do ano passado, o Projeto de Lei que dispõe sobre a organização do sistema de inovação de Três Lagoas e as medidas de incentivo à inovação tecnológica, à pesquisa científica e tecnológica, ao desenvolvimento tecnológico, à engenharia não rotineira e à extensão tecnológica em ambiente produtivo no município de Três Lagoas.
O projeto de lei tem o objetivo de estabelecer as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, instituindo o Sistema de Inovação, o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Fundo de Apoio Municipal de Três Lagoas.
Assim, buscando aprimorar mais o projeto em pauta, o parlamentar na última quarta-feira (16) se reuniu com o Diretor-Presidente da Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação de Presidente Prudente “Vicente Furlanetto”, Diego Adreasi. Na visita a Fundação Inova Prudente, como é mais conhecida, Andreasi expôs informações a respeito da instituição, como o catálogo dos serviços oferecidos, a apresentação da infraestrutura predial e tecnológica e os projetos realizados e em andamento pela Fundação.

De acordo com o parlamentar três-lagoense, os esforços realizados pelo Poder Executivo de Presidente Prudente (SP), são exemplos para os demais municípios que vislumbram investir em ecossistemas de inovação.
“Fui surpreendido positivamente com a organização e a infraestrutura da Fundação Inova Prudente, um ambiente propício para o conhecimento inovativo e o desenvolvimento de empresas da área de tecnologia”, disse o vereador.
No ensejo dos objetivos a serem alcançados no município paulista, o Vereador também se reuniu com o Secretário Municipal de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente, Helton Sapia. Na oportunidade, o secretário parabenizou a iniciativa do parlamentar, relatando em seguida o histórico dos procedimentos de constituição, desenvolvimento e execução das políticas públicas na cidade.

Presente nas reuniões e visitas técnicas em Presidente Prudente, o empresário, professor universitário e idealizador do Vale da Celulose, Kuesley Fernandes (ex-presidente da AJE/TL), se diz motivado a respeito das diretrizes estabelecidas pelas iniciativas fixadas no projeto de lei para Três Lagoas.
“É preciso salientar que em um mundo impulsionado pelo surgimento de novas tecnologias, onde a competitividade cresce em escala global e numa velocidade sem precedente, estamos enfrentando uma mudança radical na forma como as empresas, a sociedade, a política e a sociedade civil organizada se relacionam. Desta forma a implantação das políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação passam a ter um papel fundamental frente a este novo cenário da busca pela inovação como diferenciação econômica e social e da transformação em rede a nível global”, pontuou o empresário e docente.

De acordo com o Vereador o projeto está em fase de conclusão, e após análise e correção deverá ser apresentado ao colendo plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas ainda no mês corrente de Fevereiro.
“Estou feliz em poder contribuir mais uma vez com o munícipe três-lagoense através do nosso mandato, apresentando projetos que vão ao encontro dos anseios da população, dos nossos acadêmicos e empreendedores”, conclui o vereador.
Fonte: comercioms.com.br
Fotos: Paulo Molina