Realizado pelo Sebrae, Prefeitura Municipal e Governo do Estado, evento gratuito será nos dias 29 e 30 de novembro
Voltado para empresários locais, produtores rurais e para a população de Ribas do Rio Pardo, o Dia da Oportunidade é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, e do Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) via PROPEQ Dinamiza.
Realizado nos dias 29 e 30 de novembro no Ginásio Municipal, o Dia da Oportunidade traz uma ampla programação gratuita, que acontece das 8h às 20h, envolvendo mais de 20 atividades, entre cursos, palestras, workshops, rodada de crédito, possibilidades de negócios e show de ilusionismo. A abertura do evento será no dia 29, com o Lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ribas do Rio Pardo – documento, elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora, que reúne ações de melhoria que irão possibilitar a transformação da cidade.
O prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, pontuou que o Dia da Oportunidade será um marco para o município e visa fortalecer, principalmente, o comércio local. “É um evento que marcará a importância do pequeno empresário no ‘renascimento’ de nosso município, em razão da construção da maior fábrica de celulose do mundo que se instala aqui. O pequeno empresário, hoje, é o maior gerador de empregos e deve participar e conhecer o novo potencial de negócios de nossa Ribas do Rio Pardo”, destacou o prefeito.
De acordo com Jaime Verruck, titular da Semagro e presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS, o evento visa apoiar os pequenos negócios e trazer novas possibilidades para população. “O momento é de retomada econômica e, entre os setores que identificamos ter a necessidade de qualificação, está o comércio local. Também vamos levar cursos para a população e ferramentas que ajudem a aumentar a empregabilidade. Junto com o Sebrae, Prefeitura e instituições parceiras, o Governo vem trabalhando para fortalecer os empresários, fomentar a geração de emprego e renda para possibilitar o desenvolvimento de cada município e do Estado como um todo. Essa ação é mais uma iniciativa que condiz com esse propósito”, ressaltou Verruck.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o programa Cidade Empreendedora é executado em Ribas do Rio Pardo desde março deste ano e o Dia da Oportunidade vem somar com o trabalho já desenvolvido. “Em parceria com o poder público e com as lideranças locais, o Sebrae fez um diagnóstico do município, promoveu ações que auxiliassem o comerciante local e o pequeno produtor. Esse evento é mais uma oportunidade para todos que vivem em Ribas do Rio Pardo, para que possam se capacitar, melhorar a sua vida, o seu negócio e, dessa maneira, promover a transformação do município”, destacou Mendonça.
Programação
O Dia da Oportunidade traz duas grandes atrações: a palestra “O catador de sonhos”, ministrada por Geraldo Rufino, empresário case de sucesso, dono da maior empresa de reciclagem da América Latina, que acontecerá no dia 29, às 20h; e um show de Ilusionismo, que será no dia 30, às 19h.
Outras atividades também fazem parte da programação. Durante os dois dias, serão disponibilizados para a população, em parceria com o Senai, cursos nas áreas Automotiva, Panificação, Solda e Costura, por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta. Além das carretas, outras capacitações serão promovidas nas áreas de Educação e Salões de Beleza, em parceria com
o Senac, e para o setor do Agronegócio, em conjunto com o Senar.
Ações para promover a empregabilidade estão incluídas no Dia da Oportunidade, entre elas, oficinas para elaboração de currículos, estratégias de divulgação e técnicas de entrevista de emprego, em parceria com IEL e Funtrab. O evento também terá um espaço reservado aos microempreendedores (Feira do MEI) e à agricultura familiar (Feira do Produtor), com produtos expostos para a comunidade. A área de Inovação também será contemplada pelo Dia da Oportunidade, onde o Living Lab irá promover uma mostra com palestras sobre possibilidades de negócios com drones e impressoras 3D.
Além disso, o evento oferece diversas ações voltadas aos pequenos empreendedores. Uma delas é o Mapa de Oportunidades da cadeia de Papel e Celulose, que possibilitará que as empresas locais conheçam mais sobre a maior fábrica de celulose do mundo, a Suzano, cuja nova instalação está sendo construída em Ribas do Rio Pardo. A programação também conta com uma Sessão de Negócios, que visa aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras, e o Dia do Crédito, com palestra de boas práticas e um momento voltado para que os empreendedores possam tirar dúvidas sobre linhas de crédito com instituições financeiras.
O evento é totalmente gratuito, mas as vagas são limitadas. Para saber detalhes da programação e não perder nada, basta acessar o site diadaoportunidade.com. As inscrições também são realizadas pelo próprio site.
Fonte: Assessoria SEBRAE/MS