Pessoas com idade entre 30 e 39 anos, com ou sem comorbidades, já podem começar a fazer o cadastro prévio para ser vacinados contra a Covid-19 em Campo Grande. A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) autorizou o registro na tarde desta quarta-feira (5).
O cadastro pelo site é apenas uma identificação prévia e não quer dizer que as pessoas já serão vacinadas.
Comorbidades
No site, as comorbidades listadas são arritmias cardíacas, cardiopatia hipertensiva, cardiopatias congênita no adulto, cirrose hepática, cor-pulmonale, hipertensão pulmonar.
Diabetes mellitus, doença cerebrovascular, doença renal crônica, doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, hemoglobinopatias graves, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.
Hipertensão Arterial Resistente (HAR), imunossuprimidos, insuficiência cardíaca (IC), miocardiopatias e pericardiopatias, obesidade mórbida, pneumopatias crônicas graves, próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, síndrome de down, síndromes coronarianas e valvopatias.
Públicos vacinados
As gestantes e mulheres com até 45 dias pós-parto (puérperas) continuam sendo vacinadas.
A vacinação para este público acontece até às 22h nos drives Ayrton Senna, Albano Franco e Cassems e no Centro de Vacinação Guanandizão e na Cassems.
É necessário que a carteirinha do pré-natal seja apresentada na hora de vacinar.
Também continuam sendo imunizados trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais (profissionais ativos formados e em exercício em estabelecimentos de saúde), trabalhadores da Educação Básica e Superior, profissionais de Assistência Social e pessoas com comorbidades com 40 anos ou mais.
Além disso, a Sesau alterou o calendário de vacinação e incluiu pessoas com deficiência permanente, o que inclui amputados com 40 anos ou mais.
Os locais de vacinação são na Seleta, das 7h30min às 16h45min, IMPCG (13h30min às 19h30min) e em 55 unidades de saúde (13h às 16h45min). Para se vacinar é preciso levar documento que comprove, a deficiência, comorbidade ou profissão.
Fonte: Izabela Cavalcanti/ riopardonews.com.br