Com a absorção da demanda de saúde pela Unidade de Pronto Atendimento – Geral, que funciona na Clínica da Criança, e da Unida de Pronto Atendimento – Covid-19, no prédio que já era da UPA 24h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu por parar o atendimento em horário estendido das 17h às 21h nas USF do São Carlos, Santa Luzia e Vila Alegre a partir de segunda-feira (26).
De acordo com a secretária da pasta, Elaine Furio, após analisar o fluxo de atendimento nessas unidades, foi constatado que não tem mais a necessidade de manter o horário estendido. “O fluxo de demanda por covid-19 e Dengue nessas unidades caiu consideravelmente e com isso, não faz mais sentido manter toda uma estrutura dedicada para esse tipo de atendimento em funcionamento se o público está procurando outros serviços”, explicou.
Vale lembrar que, além dessas 3 unidades, outras 3 (Vila Nova, Maristela e Atenas) também funcionavam em horário estendido para atender pacientes com sintomas de Covid-19 e Dengue e, devido à baixa demanda também voltaram a operar, há duas semanas, apenas em horário comercial das 6h às 17h.
COMO A REDE EM HORÁRIO ESPECIAL FICA?
Todos aqueles que precisarem de atendimento médico após às 17h deve procurar a UPA Covid-19, em caso de sinais da doença; a UPA Geral (Clínica da Criança) em caso de urgências e emergência que não tenham relação com a Covid-19, sendo ambas com atendimento 24h por dia ou uma das unidades do Programa Saúde na Hora que funcionam até às 19h de segunda a sexta-feira.
As unidades do Programa Saúde na Hora são as USF da Vila Piloto, Interlagos, Paranapungá, Santa Rita e Vila Haro. Essas também atendem todos os tipos de urgências, mais pacientes com sintomas de Covid-19 e Dengue e foram criadas antes mesmo da Pandemia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas