Há muito tempo a sociedade nos ensinou que o empreendedorismo é uma das formas mais essenciais para ajudar a economia de um país, criando ideias e projetos que vão de encontro a necessidade de uma população. Vamos entender, nesse texto, algumas características essenciais de empreendedores de sucesso e como através do tempo construíram os nomes de suas empresas, inspirando novos empreendedores nos mais variados ramos. A experiência deles mostra o que não é ensinado em sala de aula, mas é aprendido apenas com a prática.
A explicação para entendermos como identificar empreendedores de sucesso está no próprio significado da palavra empreender. Pessoas ousadas que estão em constante aprendizado e buscando caminhos e soluções para seus negócios! Realizar, fazer e executar estão diretamente ligados ao termo empreender. Identifique uma oportunidade, esteja por dentro de tudo que envolve essa ideia e busque soluções para que ela seja lucrativa e satisfatória. Vejamos alguns exemplos de empreendedores que chegaram ao ponto de satisfazerem seu ideal econômico e pessoal:
1. Abílio Diniz
Esse é um dos empreendedores famosos tanto no Brasil como no mundo. Filho de imigrantes portugueses, começou sua caminhada abrindo uma doçaria chamada Pão de Açúcar. Ficou dividido durante sua juventude entre a prática de esportes e os estudos (se formou em administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo). Aos 20 anos continuou sua caminhada em busca de conhecimento ingressando como gerente de vendas na empresa do pai e adquiriu conhecimentos importantes, em estudos pelos EUA, que o fizeram investir na fundação do seu primeiro supermercado em 1959.
Abílio é um persistente por natureza. Sofreu diversos reveses junto a economia brasileira, foi sequestrado, teve de fechar lojas e até demitir mais de 20 mil funcionários. Porém, sua coragem e insistência o fizeram buscar soluções práticas no mercado para que suas empresas mantivessem força e progresso.
Além de tudo, sua capacidade para enxergar novas oportunidades o fizeram expandir seus negócios como nenhum outro. Além de presidente do Conselho de Administração da BRF, foi sócio da Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar, Extra e Assaí), além das eletros Ponto Frio e Casas Bahia através da sua empresa Globex S/A.
2. Alexandre Costa
Alexandre é o fundador da empresa Cacau Show. Sua história começa com a venda de ovos de Páscoa de porta em porta, ainda aos 14 anos, em busca de conseguir algum dinheiro que o fizesse erguer o negócio que enxergava como lucrativo. Sua caminhada sempre foi marcada por muito suor e insistência, acreditando sempre que com um mínimo investimento poderia espalhar seus produtos por todo o país. E foi assim que conseguiu iniciar a grande marca que conhecemos hoje. Ainda com 17 anos de idade, 500 dólares e 1 funcionária, Alexandre da Costa fundou a Cacau Show no bairro da Casa Verde, em São Paulo, uma empresa 100% nacional onde a teoria de um empreendedor de sucesso se encaixava perfeitamente com sua personalidade: Uma ideia, o produto e iniciativa fizeram Alexandre contribuir para a economia brasileira, gerando lucros para si e expansão de sua marca, satisfazendo seu desejo profissional e pessoal.
Hoje a Cacau Show tem 26 anos de história, com mais de 800 lojas franqueadas em mais de 350 municípios por todos os estados brasileiros. Produz empregos para diversas pessoas em uma das maiores redes de lojas de chocolate do mundo, com um faturamento que alcança o valor de mais de 100 milhões de reais por ano.
3. Antônio Alberto Saraiva
A história de Antônio Alberto Saraiva é típica de um empreendedor conhecido por força do destino. Isso porque teve que assumir os negócios do pai após ele ser assassinado na própria padaria.
Apesar de dividir seu tempo com a empresa que assumirá e os estudos de medicina, Alberto conseguiu em determinado momento forçado pelo espirito empreendedor, conquistar uma personalidade que o fizeram enxergar um investimento que traria muito lucro a um custo popular: fast-food especializado em comida árabe.
O Habib’s, fundado por ele em meados dos anos de 1988, unia preços bastante acessíveis com um cardápio diferenciado que incluía esfihas, quibes e beirutes unidos as tradicionais comidas de fast-food como batatas fritas, pasteis e pizzas. Genuinamente brasileiro, o Habib’s hoje conta com mais de 400 estabelecimentos espalhados pelo Brasil.
Antônio se caracterizou pela visão avançada de oportunidades de negócio. Enxergou o espaço para espalhar a culinária pouco conhecida pelo povo brasileiro até então, com um custo mínimo de produção, possibilitando cobrar preços acessíveis aos mais variados bolsos das famílias brasileiras. Hoje é presidente, além do Habib’s, de redes que incluem a Ragazzo, Arabian Bread, Ice Lips, Promilat, Vox Line e Centrais de Produção em território nacional.
4. Edivan Costa
Edivan Costa foi morador de favela e teve de abandonar sua carreira de jogador para trabalhar como office-boy. Logo foi promovido a coordenador de tesouraria e recebeu um convite incomum de um dos sócios da empresa: se tornar despachante imobiliário autônomo de um escritório de advocacia recém aberto e ainda pequeno.
Apesar do risco de perder todos os benefícios de um empregado registrado, foi naquele momento que a característica de um empreendedor de sucesso nasceu nele, arriscou em uma oportunidade de sucesso. Logo recebeu uma grande chance para conseguir 32 alvarás de funcionamento para um grupo local de supermercados na cidade de Belo Horizonte. Cumpriu a tarefa com perfeição em apenas 29 dias e as empresas logo foram vendidas ao grupo francês de varejo, o Carrefour.
Edivan descobriu que com muita disciplina e aplicação conseguiria conquistar grandes metas e descobriu-se o cara certo para o negócio. Abriu sua empresa de regularização, a SEDI, e não parou mais de conquistar clientes importantes para o seu negócio, que une em um único serviço alvarás para negócios e obtenção de licenças, deixando que seus clientes foquem seus negócios apenas na essência de seus ideais.
5. Pedro Chiamulera
Chiamulera também simboliza outro nome entre os grandes empreendedores de sucesso. Um atleta excelente, participou de duas olimpíadas, trouxe toda a disciplina do aprendizado nos esportes para a vida como empreendedor. Pedro é um aprendiz nato apaixonado pelo empreendedorismo. Com os estudos em San Diego, nos EUA, criou um sistema de gestão para grandes varejistas brasileiros. Com o sócio Bernardo Lustosa, criou a ClearSale, líder no assunto gestão de fraudes no e-commerce brasileiro. Sua história marca pela sua dedicação como ser humano, atleta e constante caçador de conhecimento.
Fonte: Endeavor/endeavor.org.br